X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR
NOME
E-MAIL
SEMANA DE GRAVIDEZ
X FECHAR

Obrigado

Enviado com sucesso. O teu ebook vai a caminho

Marina Pereira
Escrito por:

Marina Pereira Enfermeira e Assessora de Lactação

Amamentação: como fazer um desmame gentil?

Parar de amamentar é uma decisão difícil para as mamãs, no entanto, por diversas razões chega o momento em que o bebé deixa de ser alimentado com leite materno. Esse processo que é chamado de desmame.

O desmame inicia-se de forma gradual quando é feita a introdução alimentar (por volta dos 6 meses) e dura até o bebé desmamar completamente e passar a ser alimentado somente por alimentos e outras bebidas.

Quando fazer o desmame?

A idade em que o desmame ocorre é uma questão cultural e, por isso, varia em diferentes mamãs do mundo.  

A OMS recomenda amamentar o bebé em exclusivo até aos 6 meses e de forma complementar com outros alimentos até, pelo menos, aos 2 anos de idade. Porém o desmame pode acontecer mais cedo e, algumas causas podem estar associadas a:

• A mãe fica desconfortável e ansiosa com a amamentação

• A mãe sente que já não quer mais amamentar

• Privação de sono

• Nova gravidez (a mãe pode sentir muita sensibilidade nos mamilos ou o filho mais velho pode referir “sabor estranho” no leite e deixa de querer mamar)

• Pressão de familiares/amigos

• Medicação ou procedimentos médicos incompatíveis

• O bebé deixa de querer mamar naturalmente

Deves sempre ter em conta como te sentes e se tanto tu como o teu bebé estão preparados para deixar de ter este momento a dois. Não ligues a opiniões de terceiros, o que importa é sentires-te confortável com a tua decisão! Precisas de algum apoio de forma a conseguir tomar esta decisão de uma forma mais informada?

Mãe a agarrar no filho com biberão na mão

O que é e como se faz o desmame gentil?

O desmame gentil é um desmame que acontece de forma progressiva e sem pressa. É constituída por várias fases que te respeitam a ti e ao bebé.

A amamentação não é somente o ato de alimentar o bebé com leite materno. O bebé recorre à mama também quando está cansado, prostrado, com medo sendo assim um lugar seguro e reconfortando para ele.

Um desmame feito de forma abrupta pode interferir no vínculo mãe-bebé e provocar complicações como o ingurgitamento mamário, bloqueio dos ductos ou mastites.

Além disso pode ser emocionalmente difícil para a mamã e para o bebé e por isso, sempre que possível deve ser feito de forma gradual e gentil.

À medida que o bebé vai introduzindo novas refeições, as mamadas irão diminuir gradualmente no entanto, se quiseres parar completamente a amamentação é importante que converses com o teu bebé e façam um plano de desmame gentil.

O plano de desmame deve ser feito em conjunto com o bebé e com o pediatra de modo a perceber quais as suas necessidades e saber se ele está pronto para efetivar o desmame.

Mãe com bebe ao colo

O desmame gentil pode ser realizado por fases tais como:

1- São planeadas as mamadas do bebé ou seja, quantas serão durante o dia e em que momentos. Para isso podem ser utilizados desenhos para que o bebé perceba, por exemplo, que uma mamada será à noite, antes de dormir. É normal que nem sempre corra conforme combinado no entanto, é importante acolher o bebé com colo e carinho para que fique calmo.

2- Após a primeira fase estar consolidada e aceite por ambos, poderás passar para o desmame gentil noturno. Para isso, dirás ao teu bebé que vai mamar antes de dormir e, assim que ele for dormir, a mama também irá pelo que só voltará a mamar quando estiver de dia. Sempre que o bebé acordar deves acolhê-lo e dar-lhe o conforto que procura através de colo ou música, por exemplo.

3- Na última etapa são eliminadas todas as restantes mamadas da mais fácil para a mais difícil. Neste momento é fundamental que expliques ao bebé que estarás sempre com ele porém a maminha ficará indisponível.

É importante organizar as mamadas para que o bebé se adapte à nova rotina e o desmame seja o mais gentil possível tanto para a mãe como para o bebé.

Este processo será mais fácil se for acompanhado por um pediatra que te ajudará a definir todas as etapas do desmame gentil.

Poderá ser útil substituir a mama por algo que lhe agrade como colinho ou uma história.

Quando as mamadas diminuem são enviados automaticamente sinais ao cérebro de que é necessário reduzir a produção de leite materno porque o bebé já não necessita da mesma quantidade de leite.

Lembra-te mamã que, qualquer que seja a altura em que pretendas parar de amamentar o teu bebé, fá-lo de forma gentil para ser mais fácil para os dois.

Partilhar